Tratamento Dependência Quimica

Tratamento Dependência Quimica
Internação de Dependentes Quimicos

Internação Involuntária

Internação Involuntária
Internação Involuntária Drogas e Àlcool - Quando uma pessoa não quer se internar voluntariamente, pode-se recorrer à internação involuntária ou à internação compulsória. São dois tipos diferentes de internação. Portanto, não use os termos involuntário, compulsório ou forçado indistintamente.

Desintoxicação de maconha

Embora algumas pessoas consigam abandonar a maconha sem passar por um tratamento ou programa de recuperação, o acompanhamento por especialistas e programas adequados ainda é necessário.

A pessoa que consegue para sozinha, sofre mais por não conhecer os sintomas de abstinência e não aprender a lidar com os fatores psíquicos e emocionais que envolvem a dependência.

Desintoxicação de maconha

O processo de recuperação sob a orientação de um especialista e de um programa eficiente proporciona ao dependente melhor qualidade de vida e pode evitar que ele venha a ter recaídas por não suportar os sintomas de abstinência e desintoxicação.

O que é desintoxicação?

A maconha provoca alterações no funcionamento do sistema nervoso central, produzindo efeitos colaterais que para os usuários são sensações de bem-estar.

Quando o usuário interrompe o uso inicia-se o processo de desintoxicação da maconha, ou seja, o processo de limpeza física e mental.

Muitos usuários de maconha ficam agressivos após a suspensão do uso, mas isso faz parte dos sintomas de abstinência e do processo de desintoxicação.

Desintoxicação de maconha
É importante saber que alguns especialistas aderem o uso de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos, entre outros, para ajudar o paciente a superar os sintomas de abstinência, mas existem programas de recuperação que buscam tratar da pessoa como um todo e não só dos sintomas.

Os medicamentos amenizam os sintomas, mas não recuperam a pessoa, além de correr o risco de adquirir a dependência de medicamentos, que a longo prazo, pode provocar efeitos colaterais e outros distúrbios e doenças, como por exemplo, a depressão.

Quando a pessoa usa medicamentos ela desintoxica-se da maconha, porém intoxica-se com medicamentos, o que faz com que a pessoa substitua uma droga pela outra.

Doenças e transtornos correlacionados à dependência de maconha
De acordo com um estudo publicado pelo Jornal da Criança e do Adolescente e do Abuso de Substâncias, a predominância de transtornos coexistentes são comuns.

Os pesquisadores descobriram que daqueles que entraram em um programa de tratamento para a dependência de maconha:
74% tinham um transtorno de conduta;
77% tinham TDAH;
37,7% tinham depressão;
28,8% apresentavam distúrbios de ansiedade.
Há casos em que alguns dependentes de maconha apresentam diversos transtornos mentais, além da dependência, o que dificulta ainda mais a recuperação.

Também há alguns casos que estes transtornos podem contribuir para a dependência.

Avaliar estes transtornos e as condições em que o dependente se encontra, pode ajudar a começar as terapias para aliviar os sintomas e a recuperar a pessoa.

O processo de desintoxicação física pode levar de uma a duas semanas, depende do tempo e frequência de uso, porém a desintoxicação psíquica pode levar meses, dependendo da evolução da pessoa no tratamento.

Os benefícios de programas de desintoxicação e recuperação da dependência de maconha

Sabe-se que a recuperação de qualquer dependência de drogas e álcool é difícil, umas mais e outras menos, mas que os sintomas de abstinência são fortes e comprometem a sanidade da pessoa e consomem muita energia.

Por isso, um programa de recuperação através da internação torna-se cada vez mais benéfico, visto que, para um dependente é difícil recuperar-se em casa, pois o convívio com os amigos, lugares como bares e pontos de tráfico facilitam a volta ao uso.

A internação ajuda o dependente a se recuperar devido à abstinência forçada, ou seja, não há pessoas e ambientes facilitadores e situações de risco de recaída, e quando o dependente termina o tratamento, ela já passou pelo processo de desintoxicação e abstinência física, e pode retomar a sua vida limpo.

O programa de desintoxicação da maconha

O programa de desintoxicação não recupera a pessoa, é apenas o primeiro passo para a recuperação. Há dois tipos de desintoxicação, a física e a psíquica.

A desintoxicação física:

Nesta fase não há mudança de comportamento e o dependente de maconha supera os sintomas mais críticos como, mal-estar, irritabilidade gerada pela falta da droga, insônia, entre outros. Estes sintomas podem durar além da fase de desintoxicação em determinados casos, o que exige que o dependente continue em observação e cuidados especiais.

A desintoxicação psíquica pode levar meses e até anos, e está relacionada com os transtornos de conduta e distúrbios mentais. É um processo lento e gradativo, que envolve longas sessões de terapia e acompanhamento.

A desintoxicação psíquica só é eficiente mediante um programa de recuperação que busca tratar da pessoa à longo prazo.

O programa de recuperação da dependência da maconha

É mais completo e eficiente que o programa de desintoxicação, por não tratar apenas dos sintomas e da desintoxicação física da pessoa. Os programas de recuperação buscam tratar dos transtornos mais enraizados no dependente, reconstruir certos comportamentos e permitir melhor qualidade de vida à pessoa.

Para evitar recaídas o dependente de maconha deve continuar a manutenção da recuperação através de terapias pessoais e grupais, e outras ferramentas, como atividades esportivas, espiritualidade (conforme a sua religião). Assim, aos poucos, o dependente vai desintoxicando-se dos velhos hábitos e comportamentos, além de recuperam a sua sanidade mental e emocional.

Os grupos de apoio podem ajudar o dependente na manutenção da sua recuperação, a fim de evitar recaídas, como por exemplo, os Narcóticos Anônimos.

Existem inúmeros possibilidade se a pessoa estiver no propósito de recuperar e fora s opção que se tem de Internação para dependentes químicos e alcoólatras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos Clinicas de Recuperação com unidades particulares especializadas em tratamento de dependência química, alcoolismo, esquizofrenia,depressão e transtornos relacionados.
Email: maria1clinica@gmail.com